segunda-feira, 23 de abril de 2012

Projeto Vai e Vem de livros



EE PROFESSOR LEVINDO LAMBERT RO35B3
DECRETO Nº 4797 DE 21/11/55 – SALINAS – MINAS GERAIS
.



Alci Dutra de Carvalho






PROJETO DE LEITURA
Vai-e-vem de livros



“No mundo da literatura, desembarquei desde que me entendo por gente. ainda menino, descobri que tinha vocação para mentiroso. Contando para os amigos alguma história que havia lido, começava a inventar, alterando o final, acrescentando personagens e episódios, modificando o enredo. Em suma, ajudando o autor”
Fernando Sabino





RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO
Alci Dutra de Carvalho e Esmênia Barbosa Pereira

PARCERIA
Professores de português dos 6º ano






 
JUSTIFICATIVA:

O mundo infantil é repleto de fantasias, fadas, heróis, príncipes encantados, princesas e até monstros que dão graça às mais belas e fantásticas aventuras que encantam o imaginário e desperta o interesse das crianças para um mundo mágico de histórias e brincadeiras.
Cabe à escola o papel de fortalecer e ampliar esse mundo mágico fazendo com que as crianças não percam o encanto pelas histórias e que, a partir desse universo de aventura que elas conhecem, desenvolvam o interesse pela leitura e pela escrita.
Este projeto tem a pretensão despertar nos alunos o prazer e a alegria de ler e de recontar as histórias lidas
 

OBJETIVOS

Ø  Promover sessões de leitura e conversa sobre as histórias lidas.
Ø   Incentivar o contato dos alunos com livros e revistas para que possam manuseá-los e selecionar o que vão ler de acordo com suas impressões sobre a aparência, as ilustrações, etc.
Ø  Incorporar novos conhecimentos via leitura de diferentes livros.
Ø  Desenvolver o senso crítico e criativo do aluno.
Ø  Incentivar melhor domínio da linguagem oral e escrita.
Ø  Desenvolver no aluno o gosto pela leitura a aprofundamento na interpretação e compreensão de texto.


METODOLOGIA

Ø  Organizar urna pasta com os livros que serão lidos. Cada aluno escolherá um livro da pasta para ler e fazer um registro no caderno. Este registro poderá ser feito da maneira que o aluno preferir (escrita, desenhos, montagem...) de acordo com a criatividade de cada um.
Ø  No dia marcado pelo professor responsável, o aluno apresentará para os colegas o livro que leu e o registro feito por ele.
Ø  Se preferir, o aluno poderá contar a história através de teatro, fantoches, e/ou de outras formas que acharem interessantes.



CONTEÚDOS TRABALHADOS

Ø  Língua Portuguesa e Literatura: leitura e escrita.
Ø  Produção textual (escrita de texto narrativo, teatros, poemas — com base nos livros lidos).

Tempo estimado para realização do projeto
Durante todo o ano letivo

Avaliação
Ø  Durante todo o projeto, será avaliada a participação de cada aluno na realização das atividades de leitura, interpretação e produção textual.


Observações
Ø  Os alunos devem ser orientados sobre os cuidados que devrão ter com os livros para não rasgar, não amassar, não molhar, não rabiscar, não retirar folhas e cuidar para que o kit leitura esteja sempre na escola nas datas marcadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário