segunda-feira, 23 de abril de 2012

Projeto: Literatura em Minha Casa


E. E. PROF. LEVINDO LAMBERT
BIBLIOTECA INFANTIL VICENTE GUIMARÃES









Alci Dutra de Carvalho









LITERATURA EM MINHA CASA














Salinas/MG
E. E. PROF. LEVINDO LAMBERT
BIBLIOTECA INFANTIL VICENTE GUIMARÃES








Alci Dutra de Carvalho







LITERATURA EM MINHA CASA


Que coisa é o livro? Que contém na sua frágil arquitetura aparente?
São palavras, apenas, ou é sua.
Exposição de uma alma confidente?
De que me lenho brotou? Que nobre instinto da prensa fez surgir esta obra de arte que vive junto a nós, sente o que sinto e vai clareando o mundo em toda a parte?
Carlos Drummond de Andrade


Elaboração do projeto
Alci Dutra de Carvalho

Equipe responsável pela execução do projeto
Alci Dutra de Carvalho
Esmênia Barbosa Pereira

Participantes
Professores de Português


Salinas/MG
JUSTIFICATIVA
A informação veicula de forma cada vez mais rápida, sendo assim, só consegue acompanhar as mudanças econômicas, sociais e políticas quem conquistou as “ferramentas” necessárias do mundo contemporâneo. Cada vez mais, tornou-se primordial a leitura, escrita, interpretação, a busca de informações e principalmente saber como usá-las. É quase que uma questão de sobrevivência tornar-se um cidadão consciente de seus deveres, mas que luta pelos seus direitos e exerce sua cidadania.
Convivendo com os alunos, observamos a dificuldade que eles têm para: Interpretar um problema de matemática, um texto de geografia, história, um livro de literatura, etc. Expressar suas idéias, o que sentem e o que pensam através da escrita.
Estes alunos precisam aprender a expressar o que sentem e o que pensam para conseguirem se realizar com mais facilidade ao longo da vida. O estudo da Língua Portuguesa e a leitura são ingredientes básicos e fundamentais nesse processo. Quem lê e interpreta o que leu, resolve problemas e escreve bem. O reforço à leitura e à escrita, em nosso projeto, visa ensinar e dar condições ao alunado, para que se aproprie do conhecimento construído e se insira nessa construção, como produtor de novos conhecimentos, favorecendo seu crescimento cultural, intelectual, artístico e social, enquanto cidadão dinâmico, participativo e leitor da realidade.












OBJETIVOS GERAIS
- Despertar o gosto de ler nos alunos e, consequentemente, formar alunos capazes de interpretar bem o que lêem, de se expressar corretamente e elevar o nível de aprendizagem do alunado nas diversas áreas do conhecimento.
- Desenvolver nos alunos atitudes de cidadania, destacando aquelas que dizem respeito ao trabalho coletivo, ao zelo para com o espaço da biblioteca e ao cuidado com os livros e outros materiais. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular de forma criativa, a formação do hábito de leitura e escrita, explorando a intertextualidade através da leitura de cantos, crônicas, romances, literatura infanto juvenil, poesias, fábulas e outros. Promover sessões de leitura e conversa sobre as histórias lidas.
- Incentivar o contato dos alunos com livros e revistas para que possam manuseá-los e selecionar o que vão ler de acordo com suas impressões sobre a aparência, as ilustrações, etc.
- Incorporar novos conhecimentos via leitura de diferentes livros.
- Desenvolver o senso critico e criativo do aluno.
- Incentivar melhor domínio da linguagem oral e escrita.
- Desenvolver no aluno o gosto pela leitura a aprofundamento na interpretação e compreensão de texto.






METODOLOGIA
- A biblioteca exerce um papel fundamental na realização desse projeto, na formação do aluno leitor, e deve ser transformada no espaço mais fascinante da escola. Deve ser um lugar agradável, dinâmico, descontraído, onde imperem as boas relações entre alunos, livros e professores. O espaço físico deve ser acolhedor, cheio de vida, organizado e limpo; aonde a aprendizagem vá acontecendo, sem imposições, como um convite mágico, uma descoberta.
- A função primordial é o prazer do leitor. Através desse prazer estaremos atingindo o objetivo do projeto.
- Os livros de literatura serão trocados temporariamente (a cada 8 dias) para que sejam lidos em casa.
 - Serão organizadas fichas para controlar a data do remanejamento dos livros lidos pelos alunos.
- Os alunos que, no decorrer do projeto, demonstrar maior interesse pela leitura, poderão ser premiados.
- Caberá aos pais, acompanhar este processo em casa, incentivando seus filhos à leitura.








RESULTADOS ESPERADOS
- Alunos entusiasmados, produzindo textos escritos, relatórios orais preenchendo fichas de leitura e trocando os livros entre si.
- A expectativa é que, com o passar do tempo e, com o decorrer das leituras, tomem gosto e tornem-se verdadeiros leitores e escritores.
- Que o projeto possa proporcionar entretenimento e conhecimento e que funcione como uma espécie de “passaporte” para quem quer aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a aprender.


CRONOGRAMA:

O projeto será desenvolvido no decorrer de cada ano letivo.

Observações:
Os alunos devem ser orientados sobre os cuidados que deverão ter com os livros para não rasgar, não amassar, não molhar, não rabiscar, não retirar folhas e devolver sempre na data marcada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário