segunda-feira, 18 de março de 2013

Lorrane. 8º Ano 01


 


O Sofá Estampado
 
Lygia Bojunga
            Este livro conta uma história onde acontece praticamente ao redor do sofá estampado. Esse sofá era pequeno, tinha só dois lugares, e ficava perto da janela, pra o sol não desbotar estampado. Esse sofá ficava na Dona-de-casa á mãe de Dalva, ela fazia cortinas franzidas, tapete, luzes cansada na sala, clareando tudo leve. Arrumava o resto da sala todinho para combinar com sofá e a Dalva.
            Dalva tinha um namorado que se chamava Vítor; o Vítor era um tatu e a Dalva uma gata angorá. O namorado da Dalva o Vítor gostava de enviar cartas de amor para ela, mais ela só que a gata gostava muito de ver TV que nem se importava, quando chegava as  cartas ela nem lia só colocava dentro do sofá, até que em um certo dia ele foi visitar a gata, e acabou descobrindo as cartas, Vítor ficou chateado e acabou o namoro. Assim começou, Vítor era muito tímido tinha vergonha de falar com quem conversava com ele, na escola, por exemplo, quando tinha que apresentar algum trabalho na frente da classe , começava a suar, se engasgar,tossir sem parar e cavar até ficar num buraco escuro, todos os seus colegas ficaram preocupados. Ele  conseguiu melhorar sua timidez com a chegada de sua avó, conversavam com ele assuntos que alegrava, a todos que ouviam, brincadeira, e o que o Vítor mais gostou foi o presente que sua avó o deu o álbum de fotografia dela com algumas que mais gostou de alguns lugares que ela aventurou.
            Certo dia, Vítor já estava com a presença de sua avó, ela teve que fazer uma viagem, até a Amazônia pra ajudar os índios, Vítor ficou triste, e ainda ficou mais quando ficou sabendo da notícia que sua avó tinha morrido. E de novo ele começou a se engasgar, tossir sem parar, e dar coceira na unha até cavar.
            Mas com o tempo Vítor começou a compreender melhor o que sentia, pois sua avó morreu mais deixou sua mala para que ele decorasse e observasse o que tinha totalmente naquela mala.
            Vítor foi crescendo até que um dia resolveu viajar pra encontrar  o mar, e conhecer outros lugares que nunca tinha visto. Quando resolveu voltar para casa, ele já estava maior e tinha conseguido superar o engasgamento que tinha exageradamente, e ainda decidiu que ia trabalhar na empresa do seu pai.



Por: Lorrane Ester Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário